Blog

Veja como fazer uma contratação assertiva de colaborador

Afinal, como fazer uma contratação assertiva de colaborador? Nós sabemos o quanto uma contratação errada é danosa para uma empresa.

Por exemplo, um estudo da consultoria Robert Half diz que até 10% da rotatividade de pessoal está ligada à contratação errada de funcionários. E como sabemos, uma alta rotatividade é altamente prejudicial para seu negócio.

Acompanhe este artigo e veja como é possível contratar colaboradores de modo eficiente e produtivo.

A importância da contratação assertiva de colaborador

Uma contratação assertiva de colaborador é importante porque evita principalmente a rotatividade ou turnover de colaboradores. O que é altamente prejudicial para uma empresa.

Um turnover está relacionado à taxa de admissões e demissões de colaboradores de uma empresa. E, quanto maior for essa taxa, significa que a empresa está errando na hora de fazer as contratações de colaboradores.

Dentre as desvantagens de um turnover alto, estão:

  • Menor produtividade da empresa;
  • Gera gastos nas rescisões, pois cada demissão é um novo gasto;
  • Até atrair e treinar um novo colaborador, gera ineficiências para a empresa e desgastes;
  • Clima de instabilidade e insegurança no pessoal que vai entrar na empresa e dos que estão no quadro.

Sabendo disso, atender a alguns requisitos para contratar funcionários é ideal para evitar esses contratempos.

Complementar a isso, Idalberto Chiavenato diz que as pessoas que compõem uma empresa são os principais ativos, os quais geram grande valor para um negócio.

Por isso, é necessário saber contratar, isso para gere os melhores resultados para seu negócio, de modo que ele possa crescer e se desenvolver.

Como fazer uma contratação assertiva de colaborador?

Ao fazer uma contratação assertiva de colaborador, você estará sendo mais cauteloso com o processo de recrutamento e seleção de pessoal. O que pode ser altamente benéfico para sua empresa, tanto a curto quanto a longo prazo.

Afinal, o que observar ao fazer uma contração de funcionários? Veja, a seguir:

Planejamento e descrição da vaga

Dentre alguns requisitos para contratar funcionários, está o planejamento da vaga, pois fazer isso evita erros e gastos desnecessários.

Sendo assim, fazer um detalhamento da função e das atividades a serem desempenhadas ajudam na hora de buscar um candidato de perfil adequado.

Pense ainda na cultura e nas necessidades da empresa, planos para o futuro, desafios a serem enfrenados etc. Isso porque a empresa já buscará por um tipo de pessoa com competências apropriadas.

Assim, é possível ainda evitar insatisfações de ambas as partes, e ainda é possível evitar a rotatividade.

Mapeamento de competências

Para fazer uma contratação assertiva de colaborador é importante se perguntar quais as competências necessárias e os comportamentos são desejáveis.

Para isso, o ideal é levar em consideração os valores da empresa também. E dentro de um quadro de competências, é importante ter em mente esses tipos:

  • Competências básicas: são critérios mais técnicos de serem avaliados em cada colaborador, por exemplo, se ele for trabalhar com contabilidade, precisa entender ao menos de Escrituração Contábil;
  • Competências de gestão: trata-se de mapear como o candidato entende do negócio, do mercado, como lida com recursos, como lida com imprevistos, dentre outros. Ou seja, ele precisa ter um perfil mais abrangente;
  • Competências interpessoais: lidar com pessoas, resolver conflitos, gerenciar contingências e ter bons relacionamentos são algumas das competências necessárias de serem mapeadas no candidato.

Atração de candidatos

Antes de mais nada, depois de fazer o planejamento da vaga, é hora de atrair candidatos para fazer contratação assertiva de colaborador.

Isso porque anunciar uma vaga nos lugares mais estratégicos ajuda a atrair pessoal mais qualificado e possibilita na redução de custos de contratação.

Para isso, vale ressaltar que algumas fontes de recrutamento estariam:

  • Faculdades;
  • Portais e redes sociais da empresa;
  • Mural interno;
  • Indicações internas.

Assim, você já atrai candidatos certos, ou seja, com maior probabilidade de assertividade na contratação.

Pré seleção

A pré seleção de pessoal é importante para “passar um pente fino” e apurar os candidatos mais aptos a ocuparem a vaga em aberto.

Desde já, uma pré seleção eficiente é um dos requisitos para contratar funcionários, já que descarta candidatos que tenham um perfil indesejado ou incompatível com a cultura ou com a vaga em aberto.

Condução de entrevistas

Depois de pré selecionar os candidatos, é hora da condução da entrevista. Geralmente, esse processo é feito em duas etapas, sendo uma seleção com o pessoal de RH e outra com o gerente ou líder de departamento.

Dessa forma, a entrevista é importante para conhecer o candidato mais de perto. E, ainda é possível tirar algumas dúvidas a respeito do que foi descrito no currículo dele.

Além disso, vale para checar como é a postura do candidato em certas situações.

Por exemplo, o gestor do departamento pode querer saber se o candidato lida bem com pressões, e na entrevista é o momento certo de checar isso.

Na entrevista, peça exemplos práticos de como o candidato trouxe resultados para as empresas anteriores, onde ele tenha passado.

Afinal, o que perguntar numa entrevista de emprego?

  • “Você já liderou algum time? Como foi a experiência?”
  • “Quais resultados apresentou para a empresa onde trabalhou?

“Como é sua atuação como líder? Nos conte um pouco?”

Envolva a equipe na contratação

Ainda sobre alguns requisitos para contratar funcionários, saiba que contratação de um novo colaborador, pode ser que o pessoal do quadro atual fique receoso.

Isso porque esse processo de contratação de “sangue novo” não deixa de gerar uma certa insegurança no pessoal.

Por isso, já que o novo candidato vai integrar o time, trocando conhecimentos, experiências, compartilhando funções e construindo conexões, nada melhor do que pedir a participação do time no processo de recrutamento e seleção do colaborador.

Por fim, você viu como fazer uma contratação assertiva de colaborador. Como visto, observar alguns requisitos para contratar funcionários é necessário e evita desgastes, gastos e perda de tempo.

Com certeza, agora você sabe como contratar funcionários, o que observar e muito mais! Aproveite e conheça nossas soluções completas em Recursos Humanos para sua empresa se sobressair no seu mercado.

Artigos Relacionados

Olá! Preencha os campos abaixo para inicia a Conversa no WhatsApp