Afinal, ser um empregado ou empreendedor? Qual a melhor opção? Quais os desafios de ser empreendedor ou empregado?
Sabemos que os desafios de empreender no Brasil são grandes. Isso porque segundo o SEBRAE, para cada 100 novas empresas abertas, 56 delas não chegam a completar 3 anos de vida. Por outro lado, ser um empregado pode ser não compensativo, pois os ganhos são limitados, dentre outros aspectos. Então, como decidir? Acompanhe a leitura deste artigo e aprenda mais sobre os desafios de ser empreendedor, ou não!
Os desafios de ser um empregado
Antes de falarmos sobre ser um empregado ou empreendedor, vamos ver os riscos de ser um empregado.
Basicamente, um empregado é uma pessoa que trabalha seguindo o regime CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho. Para isso, alguns desafios de ser empregado são estes:
- Cumprir uma jornada
Desde já, o empregado deve cumprir uma jornada de, ao menos, 40 horas semanais. Ou seja, ele deve estar à disposição da empresa contratante por essas horas, realizando suas funções laborais.
- Receber ordens
O empregado recebe ordens relacionadas ao seu cotidiano de trabalho ou conforme especificação do contrato de trabalho. Isso porque o empregado se liga à empresa por um vínculo de subordinação.
Sabendo disso, nem todos gostam de receber ordens ou comando de terceiros, não é mesmo? Então, vale ponderar a respeito.
- Receber um salário limitado
O empregado recebe um salário limitado, isso na maioria das vezes, porque ele recebe um salário fixo. No máximo, ele recebe uma comissão por produtividade ou pelas vendas realizadas.
- Pode ser demitido
Antes de mais nada, nada garante a estabilidade de um empregado. Ou seja, o empregador pode demitir o empregado quando desejar.
Então, isso é desafiador para o empregado, pois ele nunca saberá quando será seu último dia na empresa, não é mesmo?
Com base nisso, vale ressaltar que ser um empreendedor pode ser desafiador, mas pode ser uma oportunidade incrível de mudar de vida, dentre outros fatores.
- Deslocar para a empresa
Ter que deslocar todos os dias para trabalhar também é um desafio de ser empregado.
Desde já, para quem trabalha em grandes centros, é necessário pegar ônibus ou metrô, os quais são lotados, quase sempre. E tem que ficar longe dos filhos e da família, na maioria das vezes.
A seguir, veja os desafios de ser um empreendedor.
Os desafios de ser um empreendedor
Dentre os desafios de ser empreendedor, eles são muitos, como abordaremos. Veja quais são:
Os riscos de não saber quanto vai receber
O empreendedor não sabe quanto vai receber a cada mês. Isso porque seus ganhos dependem de vários fatores, dentre eles, da lucratividade da empresa.
Então, o empreendedor pode ganhar mais ou menos, tudo depende da viabilidade do negócio, da lucratividade, faturamento, de seu fluxo de caixa, endividamento da empresa etc.
Riscos ao empreender
Ser empreendedor envolve pensar cada escolha com muita cautela, pois cada decisão tomada coloca em pauta a sobrevivência da empresa.
Além disso, o empreendedor tem mais responsabilidade em relação ao empregado, pois ele precisa pensar todo o negócio, de modo que a operação da empresa não acarrete o fechamento do empreendimento.
Alta carga tributária
Como sabemos, e segundo a CNDL, a alta carga tributária do país significa o não crescimento de alguns setores e empresas. Um fator que dificulta o empreendedorismo no Brasil.
Então, o empreendedor faz um verdadeiro malabarismo para pagar tributos, taxas e outros pagamentos de natureza tributária.
Dessa forma, a alta carga tributária pode comprometer até a saúde financeira da empresa, então, é mais um desafio para o empreendedor.
A lida com funcionários
Outro desafio ao ser empreendedor, é ter que lidar com funcionários, diariamente, o que nem sempre é fácil.
Olha que o empreendedor não faz nada sozinho, então, ele precisa dos empregados.
Por sua vez, os empregados podem significar uma contribuição de valor para a empresa, como pode ser um problema. Isso se você não souber fazer uma contratação com assertividade.
Clique aqui e veja como fazer uma contratação de funcionários com mais assertividade.
- Investimento
Ainda sobre ser um empreendedor ou empregado, saiba que é preciso fazer um aporte de investimento no negócio, o que pode ser maior ou menor, depende do tipo de negócio.
Além disso, têm empreendedores que trabalham mais que 12 horas por dia, para dar conta de todas as atividades ou compromissos. Isso para deixar o negócio operando de modo mais eficiente.
Afinal, ser um empregado ou empreendedor?
Sobre ser empreendedor e empregado, vimos que são muitos os fatores a serem ponderados, mas qual a melhor opção?
Isso depende muito do objetivo de vida e de carreira de cada pessoa. Além disso, os valores e cultura de cada pessoa pesam muito, na hora de decidir ser um empregado ou empregador, não é verdade?
Contudo, empreender envolve muitos riscos, mas pode ser muito recompensador, já que você poderá trabalhar com mais autonomia, com possibilidades de ganhar mais, dentre outros fatores.
Além disso, é possível realizar um sonho de anos, ao começar a empreender naquilo que você acredita ser viável. Você pode ainda correr mais riscos, mas é uma chance de ter um padrão de vida melhor!
Então, para tomar sua decisão, pense sobre seu estilo pessoal, sonhos, valores, objetivo de carreira, finanças e outros aspectos pertinentes.
Embora você pode conciliar as duas atividades profissionais, se desejar. Isso porque uma decisão, não necessariamente exclui a outra.
E se você que vai se tornar um empreendedor e quer saber como abrir uma empresa, clique aqui.
Por fim, você viu neste post, sobre ser um empregado ou empreendedor, qual a melhor opção. Agora que você sabe de tudo isso, com certeza, vai ponderar melhor suas decisões.
Nesse sentido, como quanto maiores são os riscos, maior é o retorno, que tal abrir seu negócio próprio? Conte com nossa ajuda para abrir sua empresa, clique aqui.
Que tal compartilhar este post com um amigo?
Fique aqui no site e conheça nossas soluções cConsultoria Contábilontábeis, temos um serviço profissional pensado em suas necessidades.